quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Transportes de Alevinos



Para os amigos que irão transportar alevinagens a distancias curtas vamos medir em horas para ficar mais fácil. Digamos que serão 1hr de transporte, para um lote com media de 100 alevinos vamos medir uma porção de 1litro de água certo, então como preparar a água para receber esses alevinos?

E simples. Segue a dica:
Retiramos cerca de 80% da água original dos alevinos e os acomodamos em um recipiente plástico, o uso de pipetas e seringas com escalpo para soro bem fino se faz necessário.

Preparando o extrato de amendoeira.

Em seguida preparamos uma infusão de folhas de amendoeira, a maneira mais simples e a seguinte, levamos ao micro ondas um copo de água uma folha bem vermelha seja ela madura ou seca, a picotamos toda e deixamos reservado este com ph devidamente corrigido variando de 6,8 a 7,0. E devidamente fundamental que o PH não esteja Alcalino, la na frente irei explicar o motivo. Apos fervida a água despejamos a folha dentro de um copo de vidro junto com a água e tampamos o copo abafando por 10 minutos. Apos esse processo temos um extrato concentrado da folha de amendoeira. Cada folha media trata cerca de 40l de água, aqui pessoalmente gosto de usar mais forte cerca de 1folha para 10 litros de água.

Preparando a química da água para o transporte de alevinos.

Bem o grande o vilão do transporte de peixes e a Amônia então sabendo disso ela vai ter dois tipos de atuação na água, em PH Acido e Alcalino, em nenhum dos dois tipos e benéfica, mas o de PH Acida e mais branda em sua ação, por isso devemos manter os parâmetros químicos da água de transporte levemente ácidos já para favorecer a nosso favor e dos alevinos.

Vamos preparar a água deles, segue a dica:

1litro de água com PH variando de 6,8 a 7,0. ( preferência 7,0 porque com o passar das horas a água vai acidificando devido a adição do extrato e das matérias orgânicas liberadas pelos animais. )

Adição de Sal ( Cloreto de sódio, sem iodo )
Aqui que vem um dos pulos do gato, para cada litro de água e necessário a adição de 4gramas de sal.

E necessário a retirada do cloro da água com os seus respectivos produtos. Lembrando que a água do extrato deve ser desclorificada também.


Preparando a água, para cada litro de água já tratada, deve ser acrescentado 100mls do extrato, então e feita a transferência dos alevinos com sua própria água restante na água nova, devidamente lacrado a embalagem com as pontas presas por fita para que fique em formato arredondado o saco deve ser enrolado em jornal e posto em embalagem de isopor devidamente lacrada, e necessário uma acomodação bem feita para que o saco não fique em muito movimento. Feito isso seus alevinos terão um ótimo transporte e com taxas de mortalidade perto de no Max 10%.
E fundamental os alevinos viajarem alimentados, ao contrario do normal que e transportar peixes desbarrigados, pois os mesmos sao muito intolerantes a falta de alimentação por periodos muito longos.

Esta experiência foi realizada varias vezes por mim com alevinagens com no mínimo 8 dias de vida.

Fonte http://www.victorvieirabettas.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

tire suas duvidas aqui ON-LINE

Twitter Facebook Favorites More