quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Permanganato de Potássio no tratamento de doenças

O Permanganato de Potássio é um álcali cáustico (KMnO4), que oxida a matéria orgânica, não sendo assim um remédio, mas um agente oxidante e desinfetante de amplo espectro. Age com excelentes resultados para desinfetar plantas, troncos, pedras e peixes adquiridos de fora. Um simples banho de 10 minutos. O Permanganato de Potássio quando usado nas dosagens corretas é muito menos tóxico do que outros tipos de tratamento como antibióticos que interferem na biologia da água. Ele é considerado o complemento perfeito para tratamentos à base de sal como forma de atuar em doenças de peixes de um modo geral .


O Permanganato de Potássio dissolvido na água forma o íon permanganato (MNO4-) e o dióxido de manganês (MnO2). Essa reação liberta dois átomos de oxigênio que reagem agressivamente com outras moléculas orgânicas, alterando suas estruturas e propriedades. Esses íons de permanganato matam parasitas oxidando suas barreiras de células. Já o dióxido de manganês, forma complexos de proteína que atacam o sistema respiratório dos parasitas, matando-os.
usado nos seguintes casos
Infecções por bactérias, que é uma das maiores incidências em qualquer peixe;
Infecções por fungos e diversas outras, tais como: Saprolegnia, Costia, Chilodinella, Ichtio, Trichodina, Gyradactylus, Dactylogyrus, Argulus, Lernea, Columnaris, Aeromonas, Pseudomonas.
Sugiro uma troca de 50% da água antes de usar o Permanganato de Potássio para que o resultado final seja eficaz. Nos casos especificos de Argulus, Lernea, Costia e Chilodinella, somente teremos bons resultados com banhos de imersão de 10 a 25 ppm (parte por milhão) durante 60 minutos.

O Permanganato de Potássio também é muito indicado no tratamento de Columnaris, Aeromonas e a infecções por fungos. Contra Icthio a dosagem é de 1 ppm (1 mg/l), sendo que esse tratamento é menos tóxico para os peixes do que o tradicional Sulfato de Cobre.
Dosagem

Temos que tomar certos cuidados no uso do Permanganato de Potássio, pois o mesmo é prejudicial por ingestão, absorção pela pele e também por inalação. Se possível usar luvas no seu manuseio. Ele mancha a pele, deixando-a marrom por até 12 horas. Alertamos que o uso do Permanganato de Potássio não deve ser utilizado quando o pH estiver muito alto (acima de 8.0).

No caso de uso de uma dosagem acima do indicado, em que os peixes passam a se movimentar de forma anormal, podemos neutralizar os seus efeitos aplicando 15 gotas de Água Oxigenada diretamente no aquário.

É oportuno dizer que, em muitas dessas doenças citadas, o Permanganato de Potássio atua como um agente auxiliar na cura, pela redução do material orgânico, principal órgão disseminador da proliferação de bactérias e também como um agente para evitar infecções secundarias por parasitas.

0 comentários:

Postar um comentário

tire suas duvidas aqui ON-LINE

Twitter Facebook Favorites More